Pular para o conteúdo principal

O Chamado / A Missão



Texto base: Lucas 10.1-12; Lucas 10. 17-20; Lucas 10. 23-24
O Chamado / A Missão

Verso 02: “Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos”

        Este texto nos permite fazer algumas relações:
        A seara representa o mundo. O mundo representa o nosso País, nosso Estado, nossa Cidade, nossa rua, nossa casa.
        Jesus, além dos 12 discípulos, chamou mais 70 para pregarem: nem todos os cristãos seriam suficientes pois a seara é grande. O campo para trabalharmos é extenso, muitos são aqueles que precisam ouvir a Palavra, e poucos são os obreiros para irem ao campo levar a salvação aos que padecem sem Jesus.
        Mesmo sabendo que a seara é grande, e que os obreiros são poucos, Jesus nos chamou: nossa missão é alcançar as multidões.

“rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.”

        Além de ir, devemos também orar, para que Deus envie mais trabalhadores, a fim de que mais e mais pessoas sejam alcançadas.
        Deus nos deu ordem para irmos pregar sua Palavra, e não nos iludiu. Deus nos mostra claramente que encontraremos dificuldades; Deus nos mostra que nosso trabalho é difícil, e encontraremos muitos lobos pelo caminho.
Verso 03: “Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.”

        O lobo é carnívoro e ataca o cordeiro. As pessoas do mundo às vezes são piores que os lobos – não podemos nos enganar, a missão não é fácil. Ainda assim, não podemos alegar ou usar as dificuldades como desculpa para não evangelizarmos. Jesus foi claro ao afirmar que seria difícil, e ainda mais claro ao ordenar: Ide!

O Galardão
Verso 04: “Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho.”
Verso 07: “E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa.”

        Somos dignos do que recebemos, do nosso salário. Mas nem sempre o resultado que nós vemos nos agrada – nós não somos capazes de visualizar tudo o que acontece quando falamos do Evangelho.
        Na maioria das vezes, o que VEMOS como resultado é parecido com a forma como Corazim e Betsaida receberam o Evangelho – na maioria das vezes não somos recebidos, mas sim, rejeitados.

Verso 13: “Ai de ti, Corazim, ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se fizessem as maravilhas que em vós foram feitas, já há muito, assentadas em saco e cinza, se teriam arrependido.”

  
        Esse é o resultado que nós VEMOS – e desanima, entristece os nossos corações. Mas, conforme o verso 11, não podemos desanimar!
Verso 11b : Sabei, contudo, isto, que já o reino de Deus é chegado a vós.

        Em outras ocasiões, somos capazes de VER o resultado, os frutos do trabalho: cura, restauração, salvação. E que alegria nos dá ver que as pessoas para quem pregamos Jesus se convertem a Ele. É uma alegria sem par.
        Ver é um verbo que caracteriza o que podemos percebemos com nossos olhos, a partir do sentido da Visão. Se algo não está ao alcance de nossos olhos, na há como vermos.
        Existem coisas que realmente não podemos ver. Muitas vezes nós pregamos, testemunhamos, louvamos a Deus, e somos rejeitados. Mas o Espírito Santo continua agindo. Logo, além de de IR precisamos também ORAR. Por meio da oração pedimos ao Senhor que Seu Santo Espírito continue falando, que complete o que foi pregado.
        E muitas são as vezes em que não vemos mas recebemos nosso salário: há cura, libertação, salvação.

A Garantia
 
Verso 19: “Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.”

        O texto afirma que nada nos fará dano algum. Como pode então haver tantos missionários que sofrem torturas e morrem ao redor do mundo, pregando o Evangelho da salvação de Cristo?
Verso 20: “Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.”

        O principal prêmio é que nossos nomes estão escritos no céu. O que é a dor perto dessa garantia? O cansaço, a fome, a morte? O mais importante é que nossos nomes estão gravados, e não como sermos esquecidos por Deus!
        Não há sacrifício ou sofrimento grande demais, que possa ser comparado ao de Jesus  - a morte na cruz é também um exemplo de sofrimento. Jesus padeceu, apanhou, sofreu muito, mas não deixou de cumprir Sua missão. E nós, que reclamamos tanto de coisas tão pequenas! Conseguiríamos carregar uma cruz? E ser pregados nela? Ainda sem ter culpa?
        A verdade é que gastamos muito tempo reclamando e procurando desculpas; enquanto isso, as pessoas morrem sem conhecer Jesus. É preciso parar de reclamar, parar de temer – nossa vida está nas mãos de Deus, é garantia do nosso amado Pai. Precisamos seguir o exemplo de Jesus e completar a missão dada por Ele antes de ser assunto aos céus.

O Privilégio do Chamado
Versos 23 e 24: “E, voltando-se para os discípulos, disse-lhes em particular: Bem - aventurados os olhos que vêem o que vós vedes. Pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram.”

        Muitos dos que vieram antes de Jesus gostariam de ter falado dEle. Imaginem se Davi tivesse conhecido Jesus. Daniel e seus amigos, Abraão, Isaque e Jacó? Todos esses foram homens que amaram o Senhor sem contemplarem Seu rosto. Como se alegrariam se tivessem-No visto face a face! Ou ainda se ouvissem de Seus milagres! Como foram privilegiados aqueles que conviveram com Jesus. Como somos nós privilegiados, porque não apenas ouvimos, mas vemos e vivemos os milagres de Jesus em nossas vidas e nossas Igrejas.
        Jesus continua operando maravilhosamente; precisamos falar. O mundo precisa saber que o nosso Deus é Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. O Deus que nos ama, a todos nós, e quer salvar a todos. Precisamos IR e PREGAR a Palavra de Deus, e tudo quanto Ele tem feito por nós.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Tempos de Guerra, Nunca Pare!

Texto Base:  “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.  Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os san

O Dia de Amanhã

Mais um ano está chegando ao fim. Este foi um ano de conquistas e derrotas para todas as pessoas, cristãs ou não. Na verdade, tanto a vitória quanto a derrota fazem parte da vida. Como a própria Bíblia diz: “Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra qualquer coisa sobre o seu futuro.” Eclesiastes 7:14 Há dias bons e dias ruins, e esse ano não foi diferente para ninguém.         É muito comum nos reunirmos nos últimos cultos do ano para contar as bênçãos recebidas. Mas imagino quantas pessoas não tiveram ou não terão essa chance! Deixamos para agradecer no final, em um dia apenas. Quando precisamos, porém, pedimos o tempo todo, de todas as formas, em cada culto, cada oração, a cada pessoa. Por que nos é tão fácil pedir, mas tão custoso agradecer? Temos muita facilidade em ir ao altar para pedir por cura, por emprego, por restauração, por livramento; e deixamos par

Fé ou Razão?

Texto Base: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” João 8:32 Recentemente recebi duas senhoras de uma outra religião para estudarmos a Bíblia. Elas bateram em minha porta e perguntaram se poderiam vir estudar. Eu concordei – como recusar estudar a Bíblia? Mas durante o “estudo” uma delas se exaltou e disse: “se você pensa assim, porque nos recebeu?” “Ora”, disse eu, “vocês bateram à minha porta!” Estudar a Bíblia é sempre bom. Mas precisamos estar com a Palavra na ponta da língua! “Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.” 1 João 2:14 Na verdade, qualquer pessoa que se dispõe a ensinar algo precisa estar com o conteúdo bem preparado, precisa saber das respostas antes que as perguntas sejam feitas. Ainda mais quando falamos do mundo espiritual. Pessoas que se oferecem para ensinar sobre Deus precisam realmente saber sobre De