Pular para o conteúdo principal

Conhecimento

Textos base:

Joao 3:16
Oseias 4:6

Todos conhecem o texto base da Bíblia:
Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna."

Esse é o texto base pois nele vemos o plano de Deus para nós: a salvação. Nele vemos o quanto Deus nos ama - Ele sacrificou-se por nós. Vemos a sua intenção de que vivamos eternamente com Ele. É o texto base pois nele temos o começo, o meio e o fim da história que Deus criou para nós. Mas a Bíblia tem ainda muitos outros versículos... Será que não importa conhecê-los?

Bíblia significa 'coleção de livros', e Deus nos deixou sessenta e seis. Precisamos conhecê-los! Isso não quer dizer que vamos decorar cada versículo bíblico. Não é impossível mas é bem difícil. Se estivermos sempre lendo a Bíblia, é bem mais fácil.

A questão principal, na verdade, não é decorar cada versículo; a questão é conhecer a Deus. A Bíblia tem resposta para todos os nossos questionamentos, mas as respostas nem sempre estão claras. Por vezes, cabe a interpretação. E é aí que o conhecimento que temos sobre Deus se revela: se eu conheço meu Pai, a quem também chamo de Amigo, Salvador, Senhor; se eu O conheço, eu entendo o que Ele está falando!

A interpretação não pode ser a partir do que eu penso ou entendo; ela se dá a partir da intenção do autor. Às vezes a mensagem é clara, às vezes não. Lembre-se de que muitas vezes Jesus ensinou por meio de parábolas. Quando a mensagem não nos é totalmente revelada, nossa inferência nos ajudará a entender, mas esse entendimento somente estará correto se houver conhecimento de Deus! Meu Deus jamais me pediria para mentir, por exemplo; ou adulterar (já ouvi gente dizendo que leu isso na Bíblia...) Se eu conheço o Deus a quem eu sirvo, eu entendo a sua mensagem, eu reconheço a voz dEle!

Nunca conhecer Deus foi tão necessário como é agora. Estamos nos aproximando a passos largos do fim; a volta de Jesus é certa. Deus ainda está perto para ouvir. Mas haverá um momento em que não estará. Haverá um momento em que não teremos nossas Bíblias conosco. Precisamos buscar Deus já! Saber quem Ele é, o que O agrada, o que O entristece, o que faz por nós, o que espera que façamos.

Precisamos conhecer o nosso Deus! Do contrário, o que nos espera é a destruição:
"Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. “Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos."

E não haverá desculpas. Afinal, Jesus mesmo disse: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas!

Louvado seja o Senhor!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Tempos de Guerra, Nunca Pare!

Texto Base:  “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.  Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os san

A Verdadeira Paz Vem Apenas de Jesus Cristo

Textos: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenha medo.” João 14.27 “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.” João 16.33 “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.” Filipenses 4.7           Conceitos sobre Paz, conforme o dicionário: 1. Ausência de lutas, violências ou perturbações sociais, ou de conflitos entre pessoas. 2. Restabelecimento de relações amigáveis entre países em guerra. 3. Sossego, serenidade. (FERREIRA, 1993)           Conceitos sobre Paz, conforme a Bíblia: resultado de um correto relacionamento com Deus e com o próximo. A paz espiritual descreve a sensação de bem-estar e satisfação que vem de Deus e depende somente da presença divina. A paz espiritual interna é vivida por qualquer cristão que permanece no Espírito, mesmo e

Cristão é Diferente!

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2 “E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.” Marcos 2:17 A Bíblia diz que cristão é “Cristo pequeno”, imitador de Jesus Cristo. Logo, todos os que se dizem cristãos precisam ser imitadores de Cristo. E como imitadores de Cristo, precisam ser diferentes do mundo. Jesus, quando veio a terra, fez diferença. Todos se referiam a Ele com respeito, fosse por medo, fosse por fé. Assim deveria ser visto o cristão hoje em dia. Mas isso não acontece. Muitos de nós não dão exemplo de Jesus, o exemplo real, e não se destacam da multidão. Nem parecem evangélicos – quando revelam sua fé os outros até riem!          Eu acredito que essas pessoas não são crist