Pular para o conteúdo principal

Fé ou Razão?

Texto Base: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”
João 8:32

Recentemente recebi duas senhoras de uma outra religião para estudarmos a Bíblia. Elas bateram em minha porta e perguntaram se poderiam vir estudar. Eu concordei – como recusar estudar a Bíblia? Mas durante o “estudo” uma delas se exaltou e disse: “se você pensa assim, porque nos recebeu?” “Ora”, disse eu, “vocês bateram à minha porta!”

Estudar a Bíblia é sempre bom. Mas precisamos estar com a Palavra na ponta da língua!

“Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.”

Na verdade, qualquer pessoa que se dispõe a ensinar algo precisa estar com o conteúdo bem preparado, precisa saber das respostas antes que as perguntas sejam feitas. Ainda mais quando falamos do mundo espiritual. Pessoas que se oferecem para ensinar sobre Deus precisam realmente saber sobre Deus. Pelo menos, o deus a qual servem...
          
Minhas visitas se espantaram muito e me indagaram: “Como uma professora como você pode achar que Deus e Jesus são um só. Isso é impossível! Não é lógico, não faz sentido!” Ora, faz sentido um morto há quatro dias voltar a viver?
          
Essa pergunta ficou em minha mente. Não por abalar minha certeza de que Deus, Jesus e o Espírito Santo são um só. Mas por haver pessoas que precisem racionalizar o que não é racional. Na verdade, não foram elas as primeiras a me falarem isso, mas confesso que fiquei chocada. Acho tão evidente de Deus e Jesus e também o Espírito Santo sejam três Pessoas diferentes e sejam também ao mesmo tempo Uma só, porque Deus é tão grande tão poderoso que qualquer coisa que eu pense sobre Ele é pouco, porque Ele pode muito mais. E ainda, além disso, habita em todos os que o servem. Qual é o mistério?
          
As pessoas sentem necessidade de racionalizar tudo. A nossa fé em Deus e em Jesus Cristo é racional sim. Nós clamamos a Deus sabendo que Ele nos ouve, e atende segundo a Sua vontade. Nós louvamos a Deus sabendo que Ele recebe o nosso louvor. Nós falamos com Jesus como falamos com o amigo ao nosso lado, porque Jesus está conosco ao nosso lado. Sentimos o Espírito Santo dentro de nós, como o sangue que corre em nossas veias, porque Ele está dentro de nós! Mas, para entender essa razão é preciso ter fé.

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”
 Mas o que é fé?
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.”
Fé. É uma loucura! Como ter fé sem ver, sem saber, sem tocar? É impossível... Perguntei às minhas visitantes se elas já tiveram uma experiência com Deus. As experiências revelam-nos Deus. As experiências nos levam à fé. E essa fé se fortalece quando conhecemos mais o nosso Deus. Não é preciso ver a Deus ou Jesus com nossos olhos carnais (mesmo porque isso somente será possível no Dia em que Ele voltar). O próprio Jesus disse:

“Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.”
Eu entendo que acreditar em Jesus é difícil. Muitas pessoas que estiveram com Ele não acreditaram. Muitos viram seus milagres e não se converteram. Nada disso faz sentido: um homem bom morrendo para salvar a humanidade. Mas não é apenas um homem, é Deus, que decide morrer para salvar todo mundo. Que coisa mais louca! Isso não é racional!
          
Caro leitor, digo-lhe que tudo isso faz sentido quando a verdade nos é declarada. E a verdade é esta: Jesus Cristo. “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” É tão racional quanto real, e todos os que realmente conhecem a Jesus entendem essa loucura.

“E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.”

“Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;”

Se você faz parte do grupo que acha impossível Deus, Jesus e o Espírito Santo serem três e um ao mesmo tempo, procure ter uma experiência com Deus. Deus, o Pai, revelou-os o Filho, Jesus. E quando Jesus nos é revelado, encontramos a verdade, e então tudo faz sentido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Tempos de Guerra, Nunca Pare!

Texto Base:  “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.  Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os san

O Dia de Amanhã

Mais um ano está chegando ao fim. Este foi um ano de conquistas e derrotas para todas as pessoas, cristãs ou não. Na verdade, tanto a vitória quanto a derrota fazem parte da vida. Como a própria Bíblia diz: “Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra qualquer coisa sobre o seu futuro.” Eclesiastes 7:14 Há dias bons e dias ruins, e esse ano não foi diferente para ninguém.         É muito comum nos reunirmos nos últimos cultos do ano para contar as bênçãos recebidas. Mas imagino quantas pessoas não tiveram ou não terão essa chance! Deixamos para agradecer no final, em um dia apenas. Quando precisamos, porém, pedimos o tempo todo, de todas as formas, em cada culto, cada oração, a cada pessoa. Por que nos é tão fácil pedir, mas tão custoso agradecer? Temos muita facilidade em ir ao altar para pedir por cura, por emprego, por restauração, por livramento; e deixamos par